Angular CLI – O que é, como instalar e como utilizar

 

O que é o Angular CLI?

Trata-se de uma ferramenta de linha de comando utilizada para criar, desenvolver e manter projetos Angular. Ela facilita e acelera o desenvolvimento de projetos Angular,  pois passa a automatizar tarefas (em sua maioria, repetitivas) que até então eram feitas manualmente pelo desenvolvedor, tais como: geração de novos projetos, componentes, rotas, serviços, entre outros.

 

Instalação do Angular CLI no Windows

O Angular CLI possui pré-requisitos para sua utilização, então antes de sua instalação é necessário já ter instalado no sistema o Node.js 6.9.0 ou superior, e o npm 3.0.0 ou superior.

Para o download e instalação do Node.js basta acessar o site oficial: https://nodejs.org/en/

E não é necessário se preocupar com a instalação no npm, pois o mesmo é distribuído junto ao Node.js, ou seja, ao instalar o Node.js o npm automaticamente é instalado no computador.

Com os pré-requisitos instalados, agora é possível prosseguir com a instalação do Angular CLI.

Para a instalação é apenas necessário o acesso a um terminal, como o Prompt de Comando, que pode ser facilmente acessado digitando cmd na barra de pesquisas do Windows.

Com o terminal aberto, basta digitar o seguinte comando: npm install –g @angular/cli

Esse comando instalará a versão mais recente do AngularCLI, mas caso deseje instalar uma outra versão específica, adicione no final do comando de instalação o código “@número_da_versão”. Exemplo: npm install –g @angular/cli@1.0.3

Para verificar se o Angular CLI foi instalado corretamente digite no terminal o comando: ng –v

Caso a instalação do Angular CLI tenha ocorrida com sucesso, uma saída como a da imagem acima será exibida, onde é possível verificar a versão do Angular CLI que foi instalada.

 

Criando e servindo um novo projeto com o Angular CLI

Para criar um novo projeto, utilize o terminal, navegue até o diretório onde se deseja criar o projeto e execute o seguinte comando: ng new nome-projeto

O ng new automaticamente criará toda a estrutura padrão de um projeto Angular e instalará todos os pacotes necessários, que incluem as bibliotecas do Angular juntamente com as suas dependências.

Para servir a aplicação, ou seja, para executar a aplicação, navegue até o diretório do projeto/aplicação que acabou de ser craido e execute o seguinte comando: ng serve

O ng serve iniciará um servidor local que servirá todo o código do projeto ao browser padrão.

Após a execução do comando ng serve, como pode se observar na imagem acima, a aplicação poderá ser acessada pelo browser na seguinte URL http://localhost:4200.

 

Outros comandos do Angular CLI

Além desses comandos principais já citados, o Angular CLI possui vários outros comandos que podem ser utilizados, podendo eles serem acessados e aprendidos executando no terminal o comando ng help ou então acessando a documentação oficial do Angular CLI, que se encontra no seguinte endereço: https://github.com/angular/angular-cli/wiki

 

 

Angular CLI – O que é, como instalar e como utilizar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.